Em voz uníssona, ouvia dizer – lá é o “oásis” da Lapa. A expectativa só aumentava, somando-se a curiosidade de conferir de perto essa experiência. Hospedar-me em um lugar onde se reúne uma boa estrutura, conforto e tranquilidade, com todos os serviços ao melhor custo-benefício, em meio a toda aquela efervescência de um dos berços mais tradicionais da boemia carioca.
Vanessa Serra
Enviada Especial do Caderno JPTurismo
Trata-se do Vila Galé Rio de Janeiro, empreendimento da maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal, que possui 37 unidades, dez delas situadas em nosso país.
Toda a atmosfera que encanta aos hóspedes desde sua raiz é interessante. A escolha do local para a construção desse hotel, vem arraigada de história. O Vila Galé Rio de Janeiro tem endereço na Rua do Riachuelo, que inspirou o escritor Machado de Assis ao escrever a obra “Dom Casmurro”, no século XIX. E a existência do imóvel é datada de 1866.
Era o “Palacete do Conde de Leopoldina”, que ao longo dos anos, tornou-se hotel, inclusive, quando era o Magnífico havia realizações de concursos de beleza em suas dependências para eleger ‘A Mais Bela Mulher do Brasil’. E por mais de sessenta anos foi uma das referências em educação no Centro do Rio de Janeiro, abrigando o Colégio Moderna Associação Brasileira de Ensino (MABE). Quando a instituição fechou, o prédio caiu no ostracismo até o momento em que foi descoberto pela rede Vila Galé, em 2012. E após um ano de intenso trabalho de restauro, o Vila Galé Rio de Janeiro foi aberto ao público em dezembro de 2014.
Para chegar lá, na última sexta-feira, 27, à noite, atravessamos um universo de badalação entre bares e botecos, calçadas cheias de gente, barracas próximas aos Arcos da Lapa, e o barulho vigente que preenche todos os espaços daquela agitação urbana, até nos deparamos com uma fachada imponente.
Logo senti, ali estava o Vila Galé. Ao entrar, tive uma agradável sensação de leveza e bem-estar confirmando a boa impressão; um vão de pé direito duas vezes maior que a medida padrão e paredes cor-de-rosa, típicas das construções de época, e móveis de madeira completavam a plenitude daquele ambiente clássico. Suspirei…Caminhei pelo corredor que dá acesso à torre de apartamentos, e avistei uma piscina convidativa fazendo o elo entre o antigo e o contemporâneo, numa transição perfeita. O hotel divide-se em duas alas: a Ala Collection, que integra as suítes que mantêm o charme palaciano, e a Ala Lapa Towers, uma torre de 13 andares que integra os demais alojamentos.
Realmente, o oásis existe.
FEIJOADA – O Vila Galé Rio de Janeiro em seu conceito diferenciado, investe, sobretudo, na Gastronomia e Cultura em suas diversas vertentes, principalmente, a musical. Em pleno verão carioca, além de um farto café da manhã, a tradicional feijoada pré-carnavalesca dá o tom. E aos sábados, agita os turistas e também residentes da capital, que aproveitam a ocasião para desfrutar de uma tarde de lazer e diversão em um belo lugar, saboreando um buffet completo de uma saborosa feijoada, acompanhamentos, saladas diversas e sobremesas, comandado pelo Chef Marcos Gomes e assistindo aos shows de Samba.
No último sábado, 28, conferimos ‘in loco’ a energia da bateria do mestre Wallan Amaral, shows das passistas Cleice Nascimento e Glauce Oliveira e do grupo Só Damas. A feijoada pré-carnavalesca teve direito a ‘after’ com DJ à beira da piscina, para alegria dos hóspedes e visitantes.
TOUR – O grupo de jornalistas, com representantes de todo o Brasil, foi recepcionado pela atenciosa e competente assessora de imprensa da Rede Vila Galé, no país, Camilla Motta. E logo, na manhã de sábado, 28, recebemos as boas vindas do gerente do hotel, Nuno Vieira, que nos apresentou todas as dependências do hotel. Desde as principais suítes, o Bar Fidélio, com peças decorativas vintage e dedicado ao cantor Vinicius de Moraes, e demais áreas, como o centro de convenções, que conta com oito salas, com capacidade para até 900 pessoas. A programação do final de semana incluiu também um passeio ao Bar Rio Scenarium e uma visita ao Museu do Amanhã.
Vila Galé – O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A. A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e dez no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo, Alagoas).
Uma das metas deste ano, é instalar uma unidade do Vila Galé em São Luís. “As negociações continuam e estão a correr bem. Estamos realizando reuniões com o Governador…Da nossa parte, existe o desejo e compromisso de realizar o investimento”, ressaltou o diretor de Operações Brasil, José António Bastos.
Vila Galé Rio de Janeiro
Rua Riachuelo, 124, Lapa,
CEP: 20.230-014. Rio de Janeiro- RJ
Telefone (+55 21) 2460-4500
Para reservas: rio.reservas@vilagale.com
Outros assuntos: rio@vilagale.com
*Matéria originalmente publicada na sessão Primeira Classe do Caderno JPTurismo – Jornal Pequeno.
https://jpturismo.com.br/vilagaleleveza-e-bem-estar-em-meio-a-efervescencia-da-boemia-carioca/