“Vamos Conversar” com o poeta Celso Borges

Nesta quinta-feira, 13, às 14h, horário de Brasília, no Centro Cultural Penedo da Saudade, o poeta e jornalista maranhense Celso Borges participa do projeto “Vamos Conversar” do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal. Ele é convidado de uma série de conversas com personalidades da literatura mediada pelo escritor e jornalista Wagner Merije.

O projeto VAMOS CONVERSAR visa estimular reflexões sobre a cultura e a educação, dando ao público oportunidade de conhecer a obra e o pensamento de grandes escritores da língua portuguesa. Já participaram como convidados, Onésimo Teotónio Almeida, Richard Zimler, António Carlos Cortez, Ratquel Ochoa, Joana Bértholo, Maria João Cantinho, Elisa Lucinda, Alice Ruiz, Rosa Oliveira, Minês Castanheira, Carlos Nuno Granja, Ana Ventura, Aurelino Costa, Carlos Seabra e Vicente Paulino.

O público poderá acompanhar todo o evento através da transmissão pelo facebook do Centro Cultural Penedo da Saudade: www.facebook.com/centroculturalpenedosaudade.

Celso Borges é poeta, jornalista e compositor. Filho de portugueses (o pai de Braga e a mãe do Porto), tem vários livros publicados, entre eles NRA (1996), Música (2006), Belle Époque (2010), O futuro tem o coração antigo (2013) e Pequenos Poemas Viúvos (2020). Fez canções em parceria com Zeca Baleiro, Chico César, Assis Medeiros, Alê Muniz, Nosly, Ivandro Coêlho, Gerson da Conceição, etc. Desenvolve projetos de poesia no palco desde 2005: Poesia Dub, com Otávio Rodrigues; A Posição da Poesia é Oposição, com Christian Portela e Luiz Claudio Farias; e Sarau Cerol, com Beto Ehong.

Wagner Merije é jornalista, escritor, editor e gestor cultural envolvido com projetos ligados à cultura, educação e meio ambiente em vários países. Como jornalista, passou por redes de TVs, rádios, jornais, revistas e sites no Brasil, Inglaterra e Portugal. Tem 11 livros publicados de poesia, ficção e não ficção, entre eles Sol do Novo Mundo – Fatos e curiosidades sobre a Independência do Brasil e outras guerras e revoluções que impactaram o mundo (2022), Conhece-te a ti mesmo – Pensamentos e práticas à procura de novas primaveras (2021) e Astros e Estrelas – Memórias de um jovem jornalista em Londres (2017). Como editor, publicou obras de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Pessanha etc e títulos como Coimbra em Palavras, Coimbra em Imagens, São Paulo em Palavras e São Luís em Palavras, este último em parceria com Celso Borges pela editora Aquarela Brasileira.

Inaugurado em janeiro de 2019 e integrado no projeto cultural do Instituto Politécnico de Coimbra, o Centro Cultural Penedo da Saudade tem como objetivo contribuir para o enriquecimento cultural e promover a partilha de eventos culturais em Coimbra, quer através do reforço da divulgação quer através de intercâmbios. www.ipc.pt/ipc/viver/cultura/ccps-digital

VAMOS CONVERSAR – Literatura, Música e Travessias:
Uma conversa com Celso Borges
Dia: Quinta, 13 outubro de 2022 – 18h (Hora de Lisboa) / 14h (Hora de Brasília)
Com transmissão pelo facebook do Centro Cultural Penedo da Saudade: www.facebook.com/centroculturalpenedosaudade
Outras conversas: www.aquarelabrasileira.com.br/vamos-conversar
Mais Informações:
www.aquarelabrasileira.com.br/vamos-conversar-com-celso-borges
faleaquarela@gmail.com

 

(Da redação. Com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos