Uma Roda de Conversa é proposta aos que resistem ao jornalismo cultural em São Luís

De realização independente, trata-se de um primeiro passo para uma mobilização coletiva, reflexão, sobre esta especialidade jornalística significativa como canal de informação da sociedade na capital maranhense.

Nesta quinta-feira (05/01), a partir das 18h30, ocorre roda de conversa com o tema: ‘JORNALISMO CULTURAL NO MARANHÃO, REFLEXÃO E IMPORTÂNCIA EM TEMPOS DE MUDANÇAS’, no Café Teatro Cazumbá- Rua Portugal, Praia Grande. O acesso é liberado.

Por entender que o jornalismo cultural é um lugar muito importante de gestão da memória: vai nos dizer o que lembrar, o que é importante. É, portanto, uma função social fundamental e que não pode perder a relevância, mesmo em face das transformações trazidas pela Internet. Essa roda de conversa será realizada pois o momento urge uma necessidade da categoria se mobilizar para que todos reconheçam a responsabilidade e atuação orgânica deste segmento tão importante e significativo como canal de informação da sociedade.

Larissa Corrêa (Foto: Arquivo Pessoal)

A iniciativa recebe como convidada especial, a jornalista Larissa Corrêa. Maranhense de São Luís do Maranhão, filha de uma pernambucana e um maranhense. É jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão e mora em São Paulo desde 2003, quando foi fazer uma especialização em Jornalismo Cultural. Trabalhou por sete anos no jornal O Estado do Maranhão, no qual entrou como estagiária e saiu quando era subeditora do caderno de cultura Alternativo. Em São Paulo, fez alguns trabalhos para a Folha de S.Paulo e para a revista Raiz, até começar a atuar como assessoria de imprensa. Trabalha para o escritório de comunicação Conteúdo Comunicação desde 2004, integrando a equipe da assessoria de imprensa do Itaú Cultural.

Como mediadores, compõem a roda:

Pedro Sobrinho (Foto: Arquivo Pessoal)

O jornalista, produtor e DJ Pedro Sobrinho, formado na Universidade Federal do Maranhão, pós-graduado em Ensino Superior (FACAM), autor de inúmeros projetos, sendo um deles o Mixando o Mundo e o Baile do Cabelo Crespo. É apresentador do Programa Plugado – Mirante FM.

Vanessa Serra (Foto: Kayo Sousa)

A jornalista, produtora e DJ Vanessa Serra, formada na Universidade Federal do Maranhão, com pós-graduação em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade, UFMA. Foi produtora/roteirista do Programa Algo Mais – TV Difusora. É editora da coluna/blog Diário de Bordo SLZ, assessora de comunicação da Tutuca Viana Produções (Lençóis Jazz & Blues Festival, SJR Festival e Palco Mundo). Como entusiasta da Cultura do Vinil no Maranhão, é produtora fonográfica do LP Vinil & Poesia e autora do projeto musical Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras.

Zema Ribeiro (foto: Otávio Rodrigues)

O jornalista Zema Ribeiro, formado na Faculdade São Luís/Estácio, coordenador de produção e co-apresentador do programa Balaio Cultural da Rádio Timbira AM. Assessor de imprensa do RicoChoro ComVida. Escreve no site Farofafá e no blogue Homem de vícios antigos.

Flávia Regina (Ilustração: Arquivo Pessoal)

E a jornalista Flávia Regina Melo, pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP, integra o coletivo de comunicação popular Agência Tambor, foi fundadora da revista Parla, atualmente é publisher do blog Buliçoso, membro da Teia de Comunicação Popular do Brasil.

 

O objetivo desse encontro, com realização independente, é reunir quem faz Jornalismo Cultural na cidade (blogueiros, influenciadores digitais, jornalistas, radialistas, produtores culturais, artistas, assessores, publicitários), enfim, a roda de conversa é direcionada a toda a gama de profissionais que envolve essa cadeia produtiva.

Nesse novo cenário, o Jornalismo Cultural é afetado pela crise jornalística e pelos múltiplos agentes que passaram a produzir conteúdo sobre Cultura. “Essa é uma maneira encontrada para se refletir, valorizar profissionalmente, financeiramente, esta categoria que enfrenta tantos desafios, entre eles, todo o processo de mudança advindo das mídias sociais e da própria conjuntura cultural brasileira sempre em constante movimento”, destaca Pedro Sobrinho.

A jornalista Larissa Corrêa, radicada há mais de 20 anos em São Paulo, vai contar um pouco sobre sua trajetória, desde o começo de sua atuação na capital maranhense. “Tive a sorte de trabalhar com pessoas e instituições maravilhosas, que só fazem o conhecimento crescer, assim como fazem o meu olhar para o mundo e para os outros expandir, por meio da Cultura”, acentua ela.

Depois da roda de conversa, haverá discotecagem com os DJs Pedro Sobrinho e Vanessa Serra.

 

SERVIÇO:

RODA DE CONVERSA ‘JORNALISMO CULTURAL NO MARANHÃO, REFLEXÃO E IMPORTÂNCIA EM TEMPOS DE MUDANÇAS’.

NESTA QUINTA-FEIRA, 05/01, A PARTIR DAS 18H30, NO CAFÉ TEATRO CAZUMBÁ- RUA PORTUGAL, PRAIA GRANDE.

CONVIDADA ESPECIAL: LARISSA CORRÊA

MEDIADORES: PEDRO SOBRINHO, VANESSA SERRA, FLÁVIA REGINA E ZEMA RIBEIRO.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA, INCLUINDO DISCOTECAGEM E INTERVENÇÕES POÉTICAS.

REALIZAÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES: @JORNALISMO_CULTURAL_MA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos