“Tribo de Jah na Rota das Emoções”: banda lança documentário no Maranhão com pontos turísticos, resgates históricos e muito reggae

Com mais de 35 anos de estrada, os pioneiros do reggae nacional acabam de anunciar o lançamento de um projeto inédito. Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura n° 9.437 e patrocínio do Grupo Mateus, a banda produziu o documentário “Tribo de Jah na Rota das Emoções”, com estreia confirmada nesta quinta-feira, 25 de maio.

Um total de três episódios passam por Icatu, Barreirinhas e Tutóia, cidades do Maranhão em que se inicia a famosa “Rota das Emoções”. Durante o percurso, são apresentados pontos turísticos, resgates históricos e muito reggae. Curiosidades sobre a fauna e a flora, esportes e gastronomia da região completam o roteiro que intercala informação, shows e até um luau da Tribo de Jah no decorrer do doc.

Conforme Fauzi Beydoun, a Tribo de Jah encontrou na Lei de Incentivo uma oportunidade para fazer um trabalho contundente. O projeto torna real a possibilidade de divulgar, de uma forma descontraída, todo conteúdo e apelo turístico das belezas naturais do Maranhão pelo Brasil e no exterior.

“Toda a carreira da Tribo é um trabalho de divulgação do Maranhão, do reggae e das belezas maranhenses. Então, a gente sabe que a Tribo tem uma importância nesse sentido de levar o Maranhão além das fronteiras do país. E no caso do documentário, a gente encontrou uma ferramenta para fazer isso de uma maneira mais enfática e direcionada, retratando um patrimônio ecológico fantástico. É algo muito impactante pra quem não conhece, são belezas naturais paradisíacas”, explica Fauzi.

Exclusivo: reserva ambiental Queimada dos Britos autoriza gravações pela primeira vez

Entre os pontos turísticos, considerados patrimônio ecológico da região, estão Praia de Santa Maria de Guaxenduba, Lagoa Boca da Mata, Rio Preguiças, Atins (também conhecida como a Nova Jericoacoara), Povoado da Queimada,  Praia do Arpoador, Praia dos Namorados, Lagoa da Taboa, Lagoa Jacaré, Lagoa da Areia, Lagoinha e Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E para resgatar a história no decorrer do caminho, personalidades maranhenses contam detalhes sobre acontecimentos como a Batalha de Guaxenduba e o Naufrágio de Gonçalves Dias.

Destaque para a apresentação da Reserva Queimada dos Britos. Pela primeira vez, os responsáveis pelo espaço autorizaram a entrada no local para gravações. Sendo assim, o “Tribo de Jah na Rota das Emoções” traz imagens exclusivas para o público.

Entrevistas e participações

O “Tribo de Jah na Rota das Emoções” é apresentado por Fauzi Beydoun. O vocalista e idealizador da banda ainda media entrevistas com José Almeida, presidente da Academia de Letras de Icatu; Paulo Matos, secretário do turismo do Maranhão, entre outros.

Com direção de Johny Kevin e produção executiva de Juliana Beydoun, o doc. ainda conta com a participação de todos os integrantes da Tribo de Jah. Pedro Beydoun, Aquiles Rabelo, Netto Enes, João Rodrigues e Luan Richard, além de João Victor Beydoun, que desde 2022, começou a participar de alguns projetos e shows da banda. Quem também aparece no filme é Fauzi Filho, o caçula de Fauzi, que muito em breve promete aparecer em um dos lançamentos musicais da Tribo, previsto ainda para este ano.

Exibição será através do YouTube da banda e pelos canais Travel Box Brazil e Music Box Brazil

No dia 25 de maio, Tribo de Jah Na Rota das Emoções tem lançamento através do canal do YouTube da banda. Além disso, o documentário também será exibido pelos canais Travel Box Brazi (canais 557 NET/Claro, 483 SKY, 79 Vivo, 604 Vivo Fibra e 149 Oi TV) e Music Box Brazil (canais 623 ou 123 NET/Claro, 145 Oi TV e 637 Vivo TV), a partir de junho.

Curiosidade além dos bastidores

Além de gravar um documentário que reforça as belezas e história do Maranhão, a Tribo de Jah ainda fez parte de outro projeto recente que evidenciou a Jamaica Brasileira. A canção “Quando o São João Chegar” esteve na trilha sonora de Travessia. A novela tem como pano de fundo a capital maranhense, São Luís, e a música da Tribo embalou momentos dos personagens Ari e Brisa. Inclusive, viralizando o reggae roots nas redes sociais, o que impactou diretamente nas plataformas de streaming e, consequentemente, na agenda de shows da banda.

Shows da Tribo de Jah

O documentário “Tribo de Jah na Rota das Emoções” reúne imagens de três shows incríveis que dão o tom do que a banda promete continuar levando para suas apresentações Brasil afora. A agenda da Tribo de Jah segue intensa durante os próximos meses com apresentações de norte ao sul do país  Em São Paulo, inclusive, o lançamento do documentário está confirmado para 26 de maio, na Audio. O evento ainda reunirá as bandas Mato Seco e Cidade Verde, além da apresentação solo de João Beydoun, para uma grande celebração.

01/05 São Paulo-SP

20/05 Jundiai-SP

26/05 São Paulo/SP

27/05 Bragança Paulista-SP

28/05 Maceió-AL

03/06 Regência-ES

22/07 Balsas-MA

29/07 Taíba-CE

Sobre a Tribo de Jah

Formada por Fauzi Beydoun, Pedro Beydoun, João Victor Beydoun, Aquiles Rabelo, Netto Enes, João Rodrigues e Luan Richard, a Tribo de Jah é conhecida como a precursora do reggae no Brasil. Com 17 álbuns inéditos lançados e mais de dois milhões de cópias físicas vendidas, a banda, que tem 37 anos de carreira, ainda registra mais de 13 milhões de visualizações no YouTube. Conhecida por hits como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros” e “Morena Raiz”, a Tribo de Jah iniciou os trabalhos no Centro para Cegos em São Luís-MA, e também chama muita atenção por contar com instrumentistas com cegueira parcial e total.

(Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos