“Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo” por Meireles Junior e Taciano Brito.

 

O Cacique Sílvio Santana e Fabiana Guajajara, lideranças do Instituto Centro de Saberes Tentehar Tukan, que estão envolvidos na produção do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”.

Em processo final de produção, o livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo” assinado pelos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, vai mostrar um pouco da riqueza cultural, ancestral e espiritual dos povos Tenetehar ou Tentehar (Guajajaras) e Awá Guaja, que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.

A obra conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e será lançada até o início do próximo mês de junho. Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito,  são destacados três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Os Tentehar, mais conhecidos como Guajajara são resistentes, determinados, dinâmicos, espirituais, falantes do tupi. Para eles, os mundos natural e sobrenatural, homem e natureza se confundem.

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos