Preservação cultural e tradição: Santa Fé realiza ritual de morte do boi

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011 e inscrito na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2019, o Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão possui um ciclo específico, constituído de ensaios, do batismo, das apresentações públicas e, por fim, do ritual de morte, fechando assim mais um período de existência para ressurgir no ano seguinte. 

 

Considerado um dos grupos mais tradicionais do Maranhão, o Bumba meu boi Unidos de Santa Fé realiza o seu ritual de morte, neste final de semana, em sua sede, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.

Acontecerá neste domingo (09) a partir das 16h, iniciando com a apresentação do Tambor de Crioula Santa Fé e às 17h a apresentação do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito. Em seguida, às 18h, acontecerá o cortejo pela comunidade até a sede do Boi de Santa Fé onde ocorre o ritual de morte.

“A morte do Boi é uma parte do ciclo que encerra as apresentações da brincadeira em determinado ano”, de acordo com Adriano Andrade, coordenador geral da manifestação. Ainda conforme disse, a temporada 2022 foi muito movimentada para o Boi de Santa Fé.

“Realizamos vários projetos significativos para o grupo, nos quais tivemos nosso trabalho reconhecido dentro e fora do país. Levamos a alegria, o brilho e a beleza da brincadeira para os arraiais da cidade e para o interior do estado, onde tivemos uma boa aceitação do público em nossas apresentações”, afirma Adriano.

O coordenador destaca também a importância do planejamento anual das atividades realizadas com os brincastes.

“O resultado de tudo isso é o planejamento ao longo do ano, no qual nós investimos no desenvolvimento das nossas oficinas, na preservação e renovação dos nossos brincantes”, pontuou.

 

Sobre o Boi de Santa Fé

O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer e pelos seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís nos anos 1950, trazendo para o Bairro de Fátima as batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens.

Integrante do sotaque da Baixada, o Boi é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é o Cazumbá (ou Cazumba) que mistura aspectos humanos e animalescos, traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (chamada careta) e apresentando cabeças esculpidas cada vez mais elevadas.

 

Serviço:

Ritual de Morte do Boi de Santa Fé

Dia: 09/10/2022

Horário: 17hrs

Local: Sede do Boi que fica localizada na 2ª Travessa D’Jard Ramos Martins, n° 5, Bairro de Fátima.

 

(Da redação, com informações da Assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos