Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas

As vencedoras da edição 2022 foram, em terceiro lugar, a chef de cozinha Maria de Lourdes Medeiros (dir); em segundo lugar, a comerciante de autopeças Nilma Maria Nogueira Sousa Marinanto (esq), e a vencedora foi a industrial Guga Fernandes (centro)

As inscrições para edição 2023 para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial até 31 de julho de 2023. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Nacional e é concedido desde 2004 quando foi lançado. O prêmio foi criado para homenagear empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas.
Para a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, esse prêmio dá visibilidade às boas práticas de negócios entre as mulheres que toparam o desafio de empreender, sem perder de vista sua vida de mãe, esposa, companheira ou dona de casa.
“As mulheres são 35% dos donos de negócios do Maranhão. Enfrentam desafios como ter que aliar a sua rotina profissional com os cuidados da casa e da família, além de ter que superar os obstáculos típicos de quem e torna empreendedor. Não podíamos deixar de reconhecer essas histórias, até para mostrar que é sim possível empreender, ser mãe, esposa, dona de casa e ainda ter uma história de sucesso como empresária”, pontuou a diretora.
INSCRIÇÕES
A premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.
Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios) e preencher o formulário eletrônico, bem como enviar o link para o vídeo com pitch (apresentação rápida) da empreendedora candidata. A data limite das inscrições é dia 31 de julho.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no maranhão, Edila Neves, afirmou que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios dá visibilidade às boas práticas de negócios entre as mulheres que toparam o desafio de empreender

CATEGORIAS
Para a edição de 2023, as participantes podem concorrer em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. Serão três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas.
A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.
Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação.
Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.
Entre os critérios de julgamento das participantes estão aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, geração de impacto social, entre outros. A análise do relato da história também vai considerar os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas, contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade, entre outras questões. Todos os detalhes do julgamento e da avaliação das inscrições estão informados no regulamento do Prêmio.
EDIÇÃO ANTERIOR
Na edição de 2022 – que foi lançada durante a Feira do Empreendedor 2022 – e na ocasião 52 mulheres de negócios de todo o estado se inscreveram para participar da premiação, que foi criada pelo Sebrae para estimular o empreendedorismo feminino ao reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres.

Cada uma das inscritas precisou passar por três etapas de julgamento que começou com a apresentação de documentação, de vídeo e, por último, contar sua história como empresária. Ao final dessas fases, três empreendedoras foram escolhidas pelo júri técnico do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Depois da etapa estadual, as vencedoras da etapa maranhense seguiram para a fase regional da premiação, que foi classificatória para o certame nacional. Em cada uma das cinco categorias três mulheres de negócios nordestinas se classificaram para o nacional, cuja grande final da premiação aconteceu em novembro de 2022.
As vencedoras da etapa estadual da edição 2022 foram: Em terceiro lugar, a chef de cozinha Maria de Lourdes Medeiros; em segundo lugar a comerciante de autopeças Nilma Maria Nogueira Sousa Marinanto, e a vencedora foi a industrial Guga Fernandes. Cada uma recebeu um troféu e diploma.
“É um prêmio muito importante por reconhecer toda a história como empresária. Quando decidi montar uma indústria de suplementos saudáveis no Maranhão, ninguém acreditou e me diziam que não daria certo. Vária vezes pensei em desistir, mas sempre que fazia um curso do Sebrae – e fiz vários – aprendia a fazer diferente. Melhorei assim. Escalei meu produto, também com apoio da instituição e posso atestar que tem portas abertas para quem chega com a pergunta certa. E continuo crescendo com apoio do Sebrae”, afirmou a empresária vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2022, ao agradecer a premiação.

 

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos