Museu de Alcântara recebe reforma e ampliação do Governo Federal

Financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, projeto segue para a segunda etapa

A obra de infraestrutura para execução de restauração arquitetônica e de instalações complementares, incluindo instalações elétricas, instalações para cabeamento lógico com telefonia, sistema de circuito interno de TV, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de prevenção e combate a incêndio, instalações hidrossanitáriase e infraestrutura de ar condicionado do Museu de Alcântara, será entregue na quinta-feira, dia 26 de maio de 2022, com abertura de exposição temporária sobre os novos temas.

Realizada entre 2020 e 2022, a obra contou com apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, aprimorando o museu federal localizado em Alcântara no Maranhão. A partir de um investimento total de R$ 5 milhões, o projeto foi concluído e segue para a segunda etapa, com a contratação de empresa para execução da nova expografia.

A diretora do Museu de Alcântara, Karina Waleska Scanavino Costa, observa que os trabalhos evidenciam o empenho da equipe formada pela empresa construtora Gomes Sodré Engenharia, empresa supervisora DeUrb Consultoria e a equipe técnica do Museu de Alcântara e do Instituto Brasileiro de Museus. “Essa obra é a realização de um sonho e devolve à população alcantarense os sobrados números 7 e 15 da Praça da Matriz, completamente reformados e com recursos de acessibilidade. Nosso museu tratará de temas abrangentes e singulares à  historiografia do município em uma narrativa moderna e lúdica que abordará Alcântara do Cretáceo à Era Espacial. O Museu continuará prestando serviços que vão impulsionar a cultura, a educação e o turismo do município”, frisa.

Entre as melhorias, estão a integração das duas edificações, a instalação de um elevador, novas instalações sanitárias, espaço de apoio técnico, cafeteria, paisagismo, espaço para biblioteca, sala de reunião, novas salas de exposição temporária, entre várias outras intervenções.

Serviço:  Abertura da Exposição Novos Temas do Museu de Alcântara e entrega da obra de reforma e ampliação

Local: Museu de Alcântara, Praça da Matriz, Alcântara/MA.

Instagram: @museudealcantara

Email: mcha@museus.gov.br

 

(Fonte: Ascom Yuri Logrado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos