Museu de Alcântara recebe exposição de alunos do IFMA

No próximo dia 27 de março, segunda-feira, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Alcântara e o Museu de Alcântara, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, lançam a exposição “Arte para todes”.

O objetivo da exposição e das aulas práticas de arte, sob supervisão do Professor Armando Veras, é mostrar que não existe nenhum obstáculo entre a obra de grandes artistas e a possibilidade de sua recriação, assim como na confecção de uma pintura sobre tela com materiais simples.

As dezoito obras produzidas foram inteiramente elaboradas pelos alunos, desde a manufatura do chassi, a colocação do tecido, a preparação do fundo para o esquadrinhamento e por fim a pintura da obra escolhida. A indicação do tema e o texto foram articulados pelo docente, que selecionou movimentos das vanguardas do século XX: Futurismo, Dadaísmo, Cubismo, Surrealismo, Pop Art, Optical Art, Expressionismo, Fauvismo e Arte Abstrata.

Os alunos escolheram seus artistas preferidos e uma obra de referência para reprodução. A mostra oferece um panorama das artes visuais do século XX e dialogam com Max Ernst, Francis Picabia, Jackson Pollock, Edvard Munch, Erich Heckel, Giacomo Balla, Piet Mondrian, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Gino Severini, Andy Warhol, Victor Vasarely, René Magritte, Roberth Delaunay, Salvador Dalí, Luiz Sacilotto e Roy Lichtenstein.

A exposição estará aberta ao público no Museu de Alcântara/Ibram, localizado na Praça da Matriz, de Alcântara (MA), até 27 de abril.

 

 

 

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos