– Meninas da Arte – Grupo formado por mulheres, artesãs, realiza feira no Restaurante Sal da Terra.

Ana Teresa é a coordenadora da iniciativa

A iniciativa é realizada graças ao edital SECMA, Lei Aldir Blanc.

Neste sábado, 13, será realizada a II Feira de Artesanato Meninas da Arte, às 14h, na área aberta do Restaurante Sal da Terra (Rua do Rio Pimenta, n. 01, Olho D’água). A iniciativa é uma produção da Adriana S C Santos Prod. e Eventos, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, via edital SECMA – Governo do Estado do Maranhão. E tem como objetivo valorizar o artesanato maranhense, gerando renda e divulgando o trabalho dessas mulheres como forma de contribuir para a superação da atual situação de restrições sanitárias, impostas pela Pandemia da Covid- 19, especificamente neste setor.

Ao longo de toda história desse fazer manual, artístico e criativo, a II Feira Meninas da Arte coloca-se como uma importante ferramenta de ação para movimentar o mercado do artesão, que emprega os mais diferentes tipos de materiais e estilos, manifestando, de forma peculiar as belezas de nosso Estado. “Utiliza-se materiais nativos e também da vigência atual de sustentabilidade, tendo assim uma trajetória que traz em suas linhas, o fato de romper barreiras e empregar o espírito empreendedor de cada uma das participantes”, destaca a coordenadora Ana Tereza.

A ideia partiu da união de sete artesãs maranhenses, que, após participarem de diversas feiras locais, decidiram ser mais ousadas e criaram espaços como lojas e feiras reais e virtuais para promover a geração de renda do artesão e valorizar sua Arte. Assim nasceu a primeira edição deste projeto, como forma de socorrer a difícil situação financeira que os artistas se encontravam, devido a Pandemia da Covid 19.

Na primeira Feira houve participação de artesãs com especialidade em diversas áreas. Nessa ocasião, a empresa Bossa Brasil firmou parceria com evento, assim como o Restaurante Sal da Terra, que cedeu o espaço e toda a estrutura para a realização nesse primeiro momento. Esse grupo, inclusive, montou loja em sistema coworking no Shopping São Luís e Golden Shopping Calhau.

Agora, na II Feira de Artesanato Meninas da Arte espera-se a participação de mais de vinte artesãs que estarão apresentando seus produtos para o público participante. No local, todo o protocolo de saúde será obedecido, sendo obrigatório o uso de máscaras.  A entrada é franca.

 

SERVIÇO

II Feira de Artesanato Meninas da Arte

Dia 13 de novembro de 2021, às 14h.

Restaurante Sal da Terra na Rua do Pimenta, n. 01, Olho D’água.

A entrada é franca.

São Luís – Maranhão

@meninasdaarte

 

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos