Em 2022, a SP–Foto, tradicional feira de agosto dedicada à fotografia, se transforma na Rotas Brasileiras. E o movimento PREAMAR (@preamaremrede) conecta a potência da arte maranhense aos demais polos artísticos do Brasil e do exterior, apresentando na SP-Arte uma articulação entre as obras de Dinho Araújo, Márcio Vasconcelos e Silvana Mendes. A nova feira Rotas Brasileiras começou ontem, 24 e vai até 28 de agosto, no espaço da ARCA (@arcaspaces), galpão localizado no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. No detalhe, obra da maranhense Silvana Mendes.
Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.
Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.
Assessora de Imprensa e Comunicação.
Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.
Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.
É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.
Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.