Josias Sobrinho é tema do enredo do Carnaval 2022 da Turma do Quinto – Uma celebração aos 50 anos de carreira desse magnífico cantor e compositor do Maranhão

Que maravilha!!! A diretoria da Escola de Samba Turma do Quinto anunciou ontem (26) o tema do Carnaval 2022: o cantor e compositor maranhense, Josias Sobrinho, que terá sua vida e trajetória artística contada na avenida como enredo do Carnaval 2022. O evento oficial de lançamento acontecerá no sábado (04) na quadra da Escola de Samba, situada na Madre Deus.


A homenagem marca a retomada do Carnaval, após dois anos sem a mais tradicional festa brasileira.
Com uma trajetória musical extraordinária, Josias Sobrinho tornou-se ao longo dos anos uma das referências da música popular dentro e fora do Maranhão, sendo o compositor maranhense mais gravado em todo o país. Emplacou grandes sucessos como: Catirina (2014), Engenho de Flores (1987), Fogo de Palha (2014) e Caboclo de Pena (2018).
Aos 68 anos, Josias Sobrinho carrega em sua obra a poesia, a cultura e a beleza da natureza nordestina, sempre expressando nos seus versos, de forma bem peculiar, a simplicidade da nossa gente.
Segundo a diretoria da Turma do Quinto, a escolha do homenageado é devido a importância do seu trabalho para a Música Popular Maranhense.

“Ter Josias como enredo da Turma do Quinto é um privilégio para todos nós que vamos mergulhar ainda mais nesse universo artístico e musical dele. Compositor de fina estampa que muito nos orgulha e que também é Turma do Quinto como ele mesmo diz:de coração”, afirma Celso Brandão, novo diretor de carnaval da escola.

“A Turma do Quinto já promoveu grandes carnavais com homenagens brilhantes a ilustres figuras como João do Vale, Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Alcione, Bita do Barão, José Sarney e outros. O tributo a Josias Sobrinho chega em bom momento, para elevar o alto astral da nossa cultura e nossa música. Convoco a nação Madre Deus, todos os simpatizantes e amantes. Vamos tirar o chapéu para Josias e fazer um grande carnaval em 2022 pela cidade”, convidou Lilio Guega, presidente da Turma do Quinto.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos