Inscrições abertas para oficina de capacitação de agentes e grupos culturais

(foto: Nicole Machado)

Afrodite e Orgânik Produções realizam oficina de elaboração de portfólios artísticos para agentes culturais A formação acontece no período de 3 a 6 de abril no Casarão Porta e Janela com direito a certificado de participação.

Com a reativação do Ministério da Cultura (MINC) e os anúncios de diversos editais de fomento que serão disponibilizados ao setor cultural em 2023, a exemplo da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc, muitas possibilidades se abrirão para agentes e grupos culturais. Portanto, este é o melhor momento para organizar e atualizar suas documentações artísticas para concorrer aos instrumentos de acesso a recursos públicos.

Pensando nisso, as produtoras Afrodite e Orgânik resolveram estruturar uma oficina para auxiliar agentes culturais (produtoras, artistas de diversas linguagens) a desenvolverem seus portfólios artísticos. As facilitadoras da oficina serão Júlia Martins e Mariana Cronemberger, produtoras culturais com experiência em elaboração de editais, parceiristas de editais regionais e nacionais, além de já terem ministrado a Oficina elaboração de portfólios para a cultura popular pelo Centro Cultural da Vale no Maranhão em duas oportunidades em 2022, em São Luís e em Pindaré.

A oficina será realizada no espaço de Coworking do Casarão Porta e Janela, mesmo prédio do Tebas Café e bar, próximo à fonte do Ribeirão. Terá duração de 16h, no período de 3 a 6 de abril.

A metodologia desenvolvida para a oficina é baseada e orientada aos agentes culturais do Maranhão, os conteúdos abordados na oficina vão desde a produção de release, histórico, clipagem e organização de informações sobre a carreira do grupo/artista. A ideia é que cada participante saia da oficina com seu portfólio preparado para concorrer a editais de chamamento público e privado, além de ter em mãos material preparado para feiras e eventos. Estão abertas 25 vagas e o investimento será no valor de R$ 100,00 e dará direito a certificado de participação no total de 16h. As inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1VJfTvKtL2NsgsxIpgmKVjoX369aAkg1aFD2q6RoGOJU/prefill

 

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos