Impermanência – Uma performance de dança que transcende o tempo e celebra a identidade negra chega a São Luís (MA)

A performance idealizada pelo bailarino e coreógrafo Elísio Pitta será apresentada no Teatro da Cidade (Antigo Cine Roxy), em São Luís, no dia 29 de outubro, às 19h30. Os ingressos terão preços populares, R$ 20 (inteira), e serão gratuitos para grupos, estudantes e coletivos. As entradas poderão ser adquiridas na plataforma Sympla (https://abrir.link/VTrQV) e na portaria, no dia da apresentação, a partir das 18h. O projeto foi viabilizado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

Com a transitoriedade da vida e do tempo como tema central, a obra convida o público a uma imersão na estética negra da dança contemporânea. “Impermanência” presta uma emocionante homenagem ao ícone da dança Ismael Ivo e ao diretor Gatto Larsen, da Companhia Rubens Barbot – Teatro de Dança. A criação é coletiva, com direção coreográfica de Clyde Morgan, também dançarino e artista plástico.

A cenografia, com predominância da tinta vermelha, simboliza a circularidade dos corpos dançantes e o legado dos artistas negros, que com suas vivências enriqueceram a história da dança. Durante a apresentação, os movimentos intensos de Pitta criam uma conexão profunda entre passado e presente, enquanto as projeções de Ismael Ivo dialogam com o artista em cena, mantendo vivo esse legado. Com mais de 50 anos de carreira, Elísio Pitta consolida “Impermanência” como uma obra-prima da Dança Negra Contemporânea.

 

Mesa de Discussão e Oficina Gratuitas

No dia 28 de outubro, das 9h às 13h, a Sala de Dança do Sesc Deodoro será palco de uma mesa de discussão e uma oficina sobre Processos Criativos em Dança Negra, ambas gratuitas. A mesa contará com a presença de Elísio Pitta, Clyde Morgan, Ivaldino Júnior e o músico convidado Kadu Galvão, criando um espaço de troca de experiências e trajetórias, que promete inspirar estudantes e pesquisadores de dança. A mediação será conduzida por Abimaelson Santos, professor do curso de Licenciatura em Teatro da UFMA.

A oficina, com música ao vivo de Ivaldino Júnior, será voltada para dançarinos, pesquisadores e estudantes, explorando a Técnica Horton e os processos criativos da dança negra contemporânea. Serão disponibilizadas 25 vagas, oferecendo uma oportunidade especial de aprendizado e troca de experiências.

Turnê Norte e Nordeste 2024

“Impermanência” não se limitará a São Luís. O espetáculo integra uma turnê por quatro estados do Norte e Nordeste, com seis apresentações no Piauí, Maranhão, Belém e Amapá. Cada performance será seguida de rodas de conversa, promovendo o intercâmbio com grupos de cultura negra e popular. A turnê também incluirá atividades formativas, como mesas de discussão e oficinas técnicas.

 

Serviço

Impermanência 

Data: 29 de outubro de 2024 (terça-feira)

Local: Teatro da Cidade (Antigo Cine Roxy) – Rua do Egito, 244, Centro – São Luís (MA)

Horário: 19h30

Entrada: Ingressos disponíveis a partir das 18h. Preços populares: R$ 20 (inteira), com entrada franca para grupos, estudantes e coletivos.

Ingressos: https://www.sympla.com.br/impermanencia__2697701

 

Mesa de Discussão e Oficina

Data: 28 de outubro de 2024 (segunda-feira)

Local: Sala de Dança – Sesc Deodoro

Horário: das 9h às 13h

Inscrições: Gratuitas, vagas limitadas (pré-inscrição recomendada no link: https://forms.gle/eePUuGXxudN2NoN88 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos