Fogo de Mão – Grupo percussivo liderado por Luiz Claudio está de volta e integra a programação de abertura do Vamos Festejar

O grupo percussivo Fogo de Mão está de volta aos palcos de São Luís, após uma ausência
de mais de 20 anos, com uma nova formação sob a regência do músico Luiz Claudio. Apresenta-se nesta quarta-feira, 17, às 18h, no Encontro de Mestres Cantadores que abre a programação gratuita do Vamos Festejar no Convento das Mercês. 

O grupo acompanhará alguns Amos do Bumba Meu Boi, entre eles Basílio Durans, Seu Mano, Canário Cantador, João do Boi, Zé Alberto e Moura, no Encontro de Mestres Cantadores, que acontece no dia 17 de julho, às 18h, no Convento das Mercês.

O encontro faz parte da programação do Arraial Vamos Festejar – São João nas férias e mostrará um espetáculo contagiante em homenagem à rica cultura do Maranhão. “Para mim é uma honra coordenar esse novo momento do Fogo de Mão, grupo que me proporcionou grandes alegrias e oportunidades, principalmente pelo fato de retornarmos aos palcos acompanhando grandes nomes da nossa cultura popular”. Ressalta Luiz Claudio.

“ Esse é um momento emocionante pra mim pois é uma forma de homenagear o grande percussionista Jorge do Rosário, um dos idealizadores do Fogo de Mão e amigo querido, já falecido”, continua o músico. “Agradeço ao convite de Josias Sobrinho para fazer a curadoria e coordenar a apresentação de tão importante show”,
finaliza.

A nova formação do Fogo de Mão, conta com os experimentados percussionistas Ricardo Sandoval, Kayk Isaque, Kadu Galvão, Eliezer Ajayô e Luciano Lima. Todos eles com grande vivência em diversos grupos de Bumba Meu Boi e com carreiras consolidadas na cena musical maranhense.

Fogo de Mão
O grupo Fogo de Mão foi criado na década de 80 pelos percussionistas Luiz Claudio e Jorge do Rosário e desempenhou um papel significativo na cena cultural da cidade à época. O Fogo de Mão participou de um dos mais importantes festivais de percussão do mundo, o Percpan, em Salvador, Bahia, a convite do percussionista Naná
Vasconcelos. se apresentando em seguida no FAN, festival Internacional de Arte Negra, em Belo Horizonte.

SERVIÇO:
O QUE: ENCONTRO DE MESTRES CANTADORES
ONDE: CONVENTO DAS MÊRCES
QUANDO: 17 de julho, às 18h
ENTRADA GRATUITA: ARRAIAL VAMOS FESTEJAR- SÃO JOÃO NAS FÉRIAS

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos