Encontro de Compositores de Samba SLZ tomará conta da Casa Barrica

Patativa é a grande homenageada desta edição (Foto: Letícia Ferraz)

Chegando em sua terceira edição na capital maranhense, o Encontro de Compositores de Samba SLZ acontece dia quatro de agosto na Casa Barrica, localizada no berço do samba ludovicense, Madre Divina.

Realizado pela produtora Ateliê do Sonho SLZ, a nova edição do projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O Encontro de Compositores de Samba SLZ tem como principal objetivo promover a valorização da música produzida no Maranhão, destacando suas especificidades e os saberes do samba, uma manifestação cultural de origem afro-brasileira. Neste evento, a rica tradição do samba se mescla com a forte marca da cultural popular do Maranhão, evidenciando as influências das formas rítmicas do samba patrimônio cultural imaterial, em harmonia com as composições dos sambistas de São Luís. É uma oportunidade única de celebrar a diversidade e a riqueza da música brasileira, unindo tradição e inovação em um encontro memorável.

A programação reunirá grandes talentos. Além das apresentações dos compositores e compositoras, grandes protagonistas do projeto, o evento contará com a participação de grupos de samba locais, artistas e intérpretes convidados dando voz ao repertório que se tornará também uma publicação especial a ser lançada em livreto, formato digital e físico.

Ateliê do Sonho SLZ e o “Cancioneiro” do samba

 O projeto nasceu em 2018 com o objetivo de preservar e difundir as diversas vertentes do samba brasileiro, como o partido alto, samba de roda, samba enredo e samba de terreiro, incorporando também os ritmos da rica cultura popular maranhense. Desde então, a produtora Ateliê do Sonho SLZ assumiu a missão de celebrar e enaltecer o samba brasileiro e sua profunda conexão com os talentosos compositores de samba do Estado do Maranhão.

Oswaldo Abreu, músico, pesquisador e produtor do Ateliê do Sonho SLZ, destaca a relevância do projeto Encontro de Compositores de Samba SLZ como uma iniciativa significativa para a salvaguarda do patrimônio imaterial e a valorização da música popular. Ele ressalta que o evento é uma ação importante de preservação cultural e de promoção da música maranhense, proporcionando conhecimento, acessibilidade e entretenimento ao público.

Além do encontro musical, o projeto ganhará uma publicação especial, “Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ”, um livro com uma seleção de canções dos compositores que participam desse grande encontro musical. A publicação prevista para o segundo semestre poderá ser acessada através do site www.encontrodecompositores.com.br   em breve. O livro aborda o samba, destacando as diferentes formas que ele assume como patrimônio cultural, bem como as formas regionais de samba presentes no Maranhão, como as turmas de batucada que deram origem aos blocos organizados, escolas de samba e os blocos tradicionais (estilo genuinamente maranhense).

Além disso, o Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SZ também trará minibiografias dos(as) compositores participantes, oferecendo ao público uma visão mais ampla sobre a trajetória e a contribuição de cada um e cada uma para a música brasileira. As letras das músicas estarão acompanhadas por partituras, permitindo que os interessados possam não apenas cantar, mas também tocar as músicas do Encontro de Compositores de Samba SLZ.

Homenagem Especial

Nesta edição, destacamos uma emocionante homenagem à renomada compositora e cantora maranhense Maria do Socorro Silva, carinhosamente conhecida como “Patativa” na cena musical do Maranhão e reconhecida como um dos grandes nomes do samba brasileiro.

O apelido Patativa surgiu quando a jovem cantora e compositora Maria do Socorro Silva era ainda muito jovem: um amigo a comparou ao pássaro de mesmo nome, conhecido por cantar incessantemente dia e noite. Apesar de inicialmente relutar, o apelido acabou por se tornar sua identidade artística. Originária do município de Pedreiras, Patativa, onde conquistou grande notoriedade com suas composições, que eram frequentemente entoadas em rodas informais em bares e feiras da capital maranhense.

Em 2014, aos 77 anos, a cantora teve a oportunidade de lançar o primeiro disco de sua carreira intitulado “Ninguém é melhor do que eu”. A produção ficou a cargo do instrumentista Luiz Junior, em parceria com o cantor maranhense Zeca Baleiro. O lançamento contou com participações especiais de artistas como Zeca Pagodinho e Simone, e apresentou 13 faixas do vasto acervo da compositora, que conta com mais de 200 canções. Já em 2019, um pouco antes de completar 82 anos, a sambista lançou seu segundo disco, intitulado “Sou de Pouca Fala”. O álbum traz composições autorais que exploram diferentes estilos musicais, indo do cacuriá ao xote, em uma verdadeira viagem musical.

A arte do encontro

Com a essência de um samba e batucada que só tem aqui!

O Encontro de Compositores de Samba SLZ acontecerá no seio da comunidade reconhecida como guardiã da cultura local e amante do samba, tendo como objetivo final a valorização e difusão do samba de partido alto, do samba-enredo, do samba de roda e do samba de terreiro, que são formas de samba tituladas como patrimônio cultural imaterial.

Durante o evento, os artistas maranhenses terão a oportunidade de apresentar suas composições autorais, além disso, as turmas de batucada e samba dos blocos tradicionais também terão espaço. Desta forma, serão apresentados o fazer musical do samba regional mesclado aos tipos de sambas patrimônio, como partido alto, samba de roda, samba enredo e samba de terreiro, e o fazer musical do samba genuinamente maranhense em sua plena forma, encontrado nas turmas de batucadas e nos blocos tradicionais maranhenses.

Vamos ouvir bons sambas, a programação completa será lançada do site oficial do encontro mas alguns nomes já estão confirmados; Neto Peperi, Sindicato do samba, Saci Teleleu, Isaac barros, Chico chinês, Quirino, Waltinho do pagode, Paulinho di maré, Rondinelle, Oswaldo abreu Josias Sobrinho Paulinho Akomabu, Dave brasil, Nivaldo santos, Regional slz, Carlinhos Arafé, Josias filho(Joka), Riba palmares, Graça Jansen, Divina batucada, Bloco tradicional os brasinhas, Terreiro de Oyó, Livramento, Fuzileiros da fuzarca, Jorge Reis e Paulinho nó cego.

 

SERVIÇO

Encontro de Compositores de Samba SLZ

DOMINGO, 04de agosto de 2024

A partir das 15h

Casa Barrica – Madre Deus

Entrada gratuita

A participação no encontro de compositores de samba em São Luís é gratuita, porém está sujeita à lotação do espaço. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir de sábado (3/08) de 12h às 18h e domingo (4/08) de 10h ao 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos