Centenário do poeta e artista plástico Antonio Almeida será marcado com homenagem da AML

A Academia Maranhense de Letras (AML) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira realizam, nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, no Convento das Mercês, homenagem ao centenário de nascimento do artista plástico e poeta Antônio Almeida.

A programação de homenagem a Antônio Almeida terá início com uma sessão especial da AML em celebração ao acadêmico, que ocupou a cadeira 40 da instituição. Em seguida, será inaugurada uma exposição com obras em pintura e escultura do artista maranhense, cedidas por familiares e alguns colecionadores.

Da homenagem consta ainda uma palestra seguida de exibição de documentário sobre vida e obra de Antônio Almeida, de autoria da pesquisadora Geyse Nicácio. A curadoria de toda a programação é assinada pela produtora cultural Lena Santos e Holândia e Olinda Almeida, filhas do artista plástico.

Antônio Alves Almeida nasceu em Barra do Corda, no dia 27 de maio de 1922. Foi pintor, escultor, muralista, ceramista e poeta. Filho de agricultores, estudou até o segundo ano primário. Como autodidata, interessou-se pela pintura desde os cinco anos de idade. Antônio Almeida integrou o movimento artístico da Movelaria Guanabara, na década de 1950, e participou da fundação da revista Legenda.

São de autoria de Antônio Almeida os principais murais de São Luís, como os da lateral do antigo Banco do Estado do Maranhão, do Parque do Bom Menino e da avenida dos Franceses. O artista faleceu no dia 2 de janeiro de 2009, na capital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos