Autores consagrados da notável geração dos anos 70, no Maranhão, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe, sobem ao palco, juntos, para o show “Amizade”, neste sábado, 31, às 21h, no Reviver Hostel (Rua de Nazaré – Centro Histórico).
Na teia em comum estão as composições que integram o antológico disco “Bandeira de Aço”, de Papete, que os projetou nacionalmente e veio a se tornar referência e divisor de águas no início de suas carreiras. “Engenho de Flores”, “Catirina” e “Dente de Ouro”, de Sobrinho, e “Eulália”, de Habibe, que figuram no álbum, estão arraigadas na memória afetiva de várias gerações que têm alcance à riqueza cultural de um Brasil profundo.
Mas, isso só não bastaria; pois, a vastidão do universo criativo desses artistas é orgânico e visceral, eles constroem a tessitura de um tempo presente, produzindo novos sentidos e paisagens sonoras que atravessam qualquer limite de campos físicos, hoje, aliando-se às tecnologias, gerando ecos e ampliando o leque de fãs e admiradores que se identificam com suas produções musicais em qualquer canto desse país ou do mundo. Josias Sobrinho e Sérgio Habibe possuem uma obra plural e universal.
Em voga, Josias Sobrinho acabou de lançar dez volumes do projeto “De Canção e Canção”, com cem músicas, até então, inéditas; ao longo de 50 anos de carreira, ele tem músicas gravadas por Alcione, Pena Branca e Xavantinho, Rolando Boldrin, Ceumar, Xuxa, Diana Pequeno entre tantos mais. É considerado um mestre do cancioneiro popular maranhense, poeta, cantor, compositor, violonista, produtor e dramaturgo. Foi tema de enredo da escola de samba Turma do Quinto, vice-campeã do carnaval 2024, entre outras premiações e títulos. É pesquisador, licenciado em Música pela Uema, pós-graduando em Gestão Cultural e diretor cultural da Fundação da Memória Republicana.
Sérgio Habibe está prestes a lançar um songbook com produção de Zeca Baleiro. Compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira na década de 70, quando arrebatou seus primeiros prêmios como compositor em festivais de música popular na cidade. No mesmo período participou da fundação, juntamente com outros artistas, do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), que impulsionou a cultura popular maranhense na época. Premiado pelo Ministério da Cultura e Funarte pela direção musical do espetáculo, Mambembe (Pequena História de Garcia Lorca), Sérgio Habibe integrou a caravana do projeto Pixinguinha e do show Boca a Boca, promovido pela TV Record. Com o compositor Chico Maranhão viajou pelo país em turnê com o show I Love You, música tema do compositor Noel Rosa, tendo se apresentado em Paris pelo projeto França-Brasil.
Os versos de Caetano: “Falou amizade/E por toda cidade ecoa/A letra dos livros voa/Falando amizade/Por toda cidade boa”… Podem ilustrar a atmosfera desse encontro de gigantes, pois, a obra de ambos ecoa…Voa. É boa! Expressão máxima de toda a beleza, poesia, melodia e harmonia da Música, genuína do Maranhão, de características tão singulares. Eles têm o dom de combinar o universo mais popular às nuances mais sofisticadas, em qualquer gênero ou estilo.
O show Amizade é um autêntico mosaico musical de Sérgio Habibe (aniversariante deste dia 31 de agosto) e Josias Sobrinho. A noite terá também participação especial do cantor Alberto Trabulsi e discotecagem vinílica de Vanessa Serra. A produção é de Tatiana Ramos. Mais informações e compra de ingressos: 98 9112-5481.
SERVIÇO:
SHOW AMIZADE – SÉRGIO HABIBE E JOSIAS SOBRINHO
DIA 31 DE AGOSTO, SÁBADO, 21H.
REVIVER HOSTEL – RUA DE NAZARÉ, CENTRO HISTÓRICO.
MAIS INFORMAÇÕES E COMPRA DE INGRESSOS: 98 9112-5481.