Alcione receberá a distinção honorífica Mérito Cultural pela UFMA

(Foto: Divulgação)

Reverenciada por todo o Brasil, com uma marcante carreira ao longo de 50 anos, ela é considerada uma das maiores estrelas da Música Popular Brasileira; a cantora e multiinstrumentista Alcione Dias Nazareth será enredo da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval 2024. E em sua terra natal receberá a distinção honorífica Mérito Cultural, na categoria Personalidade Nacional, pela Universidade Federal do Maranhão. A honraria está prevista no artigo 74, “Das Dignidades Universitárias”, parágrafo 4, do Estatuto da UFMA. A sessão solene do Conselho Universitário para a entrega do título à Alcione, que deve acontecer no primeiro semestre deste ano, também homenageará in memorian o Poeta do Povo, João do Vale.

Alcione merece todo respeito e reconhecimento de todos os maranhenses, pois sempre promoveu, na resistência, a bandeira do seu Estado, por onde quer que fosse, inclusive, ela nunca se rendeu às tentativas de se considerar uma carioca, mesmo com toda gratidão por ter sido adotada pelo ventre do Rio de Janeiro. Salve, Alcione!!

 

 

 

(Da redação com informações da Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos