A Cultura Popular do Maranhão está em luto, faleceu Seu Mundoca, do Boi da Floresta.

(Foto: Reprodução)

A Cultura Popular do Maranhão está em luto!

Na última terça-feira, 12, faleceu, aos 82 anos, o Mestre Clemente Domingos Pinheiro, mais conhecido como Seu Mundoca, cantador do Boi da Floresta.

Seu Mundoca era morador do bairro São Francisco, deixou a viúva e entre seus filhos, a jornalista Eliene Pinheiro. Ele dedicou a vida para a paixão que alimentava sobre as manifestações folclóricas do nosso Estado, em especial, o bumba-meu-boi de sotaque da baixada e o tambor de crioula. Suas toadas irão ecoar ainda por muitos anos por esse mundo afora.

No detalhe, Seu Mundoca com a grafitagem feita em sua homenagem pelo artista Gil Leros, através do projeto “Amo, Poeta e Cantador”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos