13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais homenageará Roberto Ricci

A 13ª edição do Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais homenageará o músico, cantor, compositor e interprete de samba, Roberto Ricci. O evento coincide com o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), e ocorrerá a partir das 19h, na Travessa do Dirceu, em frente ao Centro de Artes Japiaçu, no bairro do Diamante, em São Luís/MA.

Puxada pelo bloco Vinagreira Show, a noitada reunirá blocos tradicionais, que mostrarão a beleza dos sambas-temas nas batidas dos instrumentos característicos: contratempos, rocas, apitos, ganzares, cabaças, agogôs, retintas, reco-recos e tambores de marcações, dentro outros. Bloco tradicional é uma brincadeira exclusiva do carnaval de São Luís.

Com o tema ‘Roberto Ricci: Uma Estrela Brilhante no Céu Para o Diamante’, o Encontro reunirá em uma super batucada, dez grupos de blocos tradicionais. São eles: ‘Reis da Liberdade’, ‘Vinagreira Show’, ‘Os Guerreiros’, ‘Fanáticos do Ritmo’, ‘Indomáveis Show’, ‘Os Tradicionais do Ritmo’, ‘Dragões da Liberdade’, ‘Os Trapalhões’, ‘Apae’ e ‘Os Baratas’ .

Roberto Ricci

Roberto Ricci nasceu em 20 de maio de 1966, em São Luís/MA. Autodidata, o artista possui múltiplos talentos musicais e uma grande habilidade e criatividade em tocar ritmos e sotaques de bumba-meu-boi em seu violão. Os sons das cordas musicais são muito próximos da originalidade das matracas e pandeirões do bumba-meu-boi. Entre os seus álbuns lançados está “Sotaques – sobre Toadas”, de 2019.

 

SERVIÇO

 

Evento: 13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais

Quando: 20 de novembro de 2021 (sábado)

Local: Travessa do Dirceu, no bairro do Diamante (em frente a quadra de esportes do Centro de Artes Japiaçu.

Horário: Das 19h à meia-noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos